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24H C1 Portimão | INFO 1

  • Foto do escritor: André Marques
    André Marques
  • há 7 dias
  • 6 min de leitura

Atualizado: há 6 dias

Caros Pilotos e Equipas,


Antes começarmos, precisamos de vos informar que temos 42% equipaas 100% confirmadas e mais 10 a 15 equipas em processo de decisão. E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R.


As 24H C1 Portimão estão à porta. Dias 6 e 7 de dezembro temos encontro marcado no Autódromo Internacional do Algarve. Em seguida, partilhamos informações para prepararem a corrida e destacamos os principais pontos a reter para a prova. Pedimos que leiam tudo atentamente:

 

Horário (provisório)  disponível aqui.

 

Material fornecido pela organização:

Em baixo, a lista de material fornecido pela organização. Pedimos às equipas que entrem em contacto com João Garrido (+351 968 622 762), responsável pelas encomendas de material/peças, com a maior brevidade, para conseguirmos garantir stock.

 

Pneus

  • Medida: 155/65R14

  • Marca: APTANY

  • Valor unitário: 68€ + Ecovalor + IVA

Encomendas e pagamentos feitos antes da prova com o responsável da Motor Sponsor. São entregues e montados no AIA ou enviados antes, mediante custo do transporte.

Os pneus não serão cortados este ano, não é permitido.

 

Pastilhas de travão

  • Forneceder único: SDT

  • Valor unitário: 120€ + IVA

Encomendas e pagamentos feitos antes da prova com o responsável da Motor Sponsor. São entregues no AIA ou enviadas antes, mediante custo do transporte.

 

Transmissão (direita ou esquerda) | 250€ + IVA

Braços de suspensão (direito ou esquerdo) | 230€ + IVA

Escape | 175€ + IVA

Coletor de escape | 110€ + IVA

 

Nota: Pneus e partilhas de travão têm fornecedor único e são adquiridos obrigatoriamente à organização para as equipas com carros portugueses com especificações das classes PRO, AM e GEN1. Equipas com carros com especificações UK, DK, BE ou outra, são responsáveis por garantir ou seu próprio stock de material de acordo com os regulamentos do referido país.

 

Combustível

Vamos ter uma ilha de abastecimento com uma cisterna de gasolina 95 no paddock onde todas as equipas têm obrigatoriamente de abastecer.

As equipas devem encher os seus bidões na ilha de combustível e utilizar obrigatoriamente tuff jugs para reabastecer os C1 durante a prova.

Todas as equipas têm de deixar obrigatoriamente uma caução de 900€ para o combustível a ser consumido durante toda a prova + 200€ pelo serviço durante os 2 dias. O preço por litro é definido no dia anterior à prova.

No final, todas as equipas devem dirigir-se ao balcão da Motor Sponsor, em local a comunicar, para ser realizado o acerto consoante o combustível que cada uma consumiu.

Para facilitar a logística de todos na prova, pedíamos às equipas que fizessem o pagamento das cauções em avanço com o responsável da organização João Garrido (+351 968 622 762).

 

Licença Desportiva

Pilotos portugueses: é obrigatório terem Licença Desportiva Nacional B ou superior válida para o ano em curso. As licenças são tiradas diretamente com a FPAK. Podem tirar licença de apenas uma prova na FPAK, que tem um custo de menos 50% face à licença anual.

Pilotos estrangeiros: é obrigatório a Licença Desportiva Nacional B ou superior válida para o ano em curso com Start Permission, que está incluído na própria licença ou, caso não, tem de ser solicitado à federação responsável pela sua emissão.

 

Homologação FIA (equipamento pilotos)

Obrigatório os pilotos utilizarem fato de competição, luvas, botas, balaclava, HANS, capacete e roupa interior ignífuga com homologação FIA conforme definido no Capítulo II do Anexo L ao CDI e Art. 11.2 das PGAK sob pena de desqualificação.

 

Homologação FIA (cintos + bancos + extintores)

Fizemos um pedido à FPAK para que não seja obrigatório cintos de segurança e bancos de competição, com homologação válida, que foi aceite. Assim estes materiais têm de ter homologação FIA mas pode estar sem validade.

Os extintores têm de estar obrigatoriamente dentro do prazo de validade.

 

Box

Todas as equipas têm uma box (partilhada) atribuída.

A utilização das boxes implica o pagamento de uma caução (valor sujeito a confirmação), cujo pagamento é da responsabilidade da(s) equipa(s). 

Equipas que tenham 3 ou mais carros têm uma box exclusiva.

O espaço em frente à box do lado do paddock pode ser utilizado para a logística necessária pelas equipas. Obrigatório deixar a via (de alcatrão) imediatamente à saída da box desimpedida. 

Após o final do evento, todas as equipas têm de deixar a box e zona paddock utilizada totalmente limpa (sem pneus, peças, combustível vertido ou outro), sob pena de não reaverem o valor da caução e terem adicionalmente de pagar uma taxa extra a designar pelo AIA para a respetiva limpeza.

 

Regulamentação: A nível técnico, devem responder ao regulamento técnico de sempre do troféu C1, com a particularidade que não é permitido cortar o piso dos pneus.

Regulamento técnico 2025 – disponível aqui.


As 24H de Portimão terão um regulamento desportivo particular com os aspetos apresentados de seguida:

 

Paragens nas boxes (pit stops)

Limite de velocidade no pit lane: 60 km/h.                

Posicionamento do carro: em frente à box atribuída; não é permitido engrenar marcha-atrás para voltar à box (só push-back manual sob controlo de um “car controller”).

Pessoas a trabalhar no carro: máximo 4 (inclui o piloto), conta qualquer pessoa que toque no carro ou esteja a reabastecer.

Acesso/segurança: faixa de incêndio desimpedida, nada de “trabalhos quentes” (soldar, esmerilar) fora da garagem. Máximos desligados no pit lane.

Qualquer reparação de carroçaria e substituição de órgãos mecânicos tem de ser feita dentro da garagem sendo obrigatória a existência de um extintor de incêndio adequado.

A troca de pneus pode ser efetuada fora da garagem, em frente à mesma (pit lane via interior).

 

Reabastecimentos

Feito na pit lane, com motor desligado; o piloto fora do carro, portas/capô/mala fechados e carro assente nas 4 rodas. Só o reabastecedor pode tocar no carro durante o ato.

Equipamento obrigatório: Tuff Jug 20 L (Sunoco/Fair Trails), com válvula Ripper sem modificar; quaisquer respiros extra têm de estar selados. Sem bombas/pressurização: apenas gravidade/ventilação de origem.

PPE obrigatório para o reabastecedor: fato ignífugo, luvas, balaclava + óculos ou capacete integral com viseira em baixo; calçado/meias ignífugos recomendados.

“Homem do extintor”: pessoa designada, com o mesmo PPE, munida de extintor de espuma ≥6 L, posicionada junto ao reabastecedor e virada para o tráfego.

Proibido fumar/vapar na garagem, pit lane e pit wall (desclassificação possível).

Tampa do depósito: tem de estar bem fechada sempre que o carro está em pista, sob pena de bandeira preta.

24h: o combustível deve ser comprado no posto indicado pelos organizadores e manter prova auditável de compra.

 

Controlo de pesos

O peso mínimo obrigatório por piloto (com capacete e fato completo) é de 90kg. Se o peso for inferior, tem de ser colocado lastro (cada barra tem 5 kg) na caixa de lastro, situada junto à bacquet do condutor.

Ex.: Se o condutor pesar 89kg, tem de levar 1 placa de lastro; se pesar 70kg, são 4.

O condutor ao entrar no pit lane para troca de condutores, poderá ter de ir ser à zona de controlo de pesos acompanhado por um comissário técnico.

 

Turnos / tempos de condução (stints) e trocas de piloto

Para a prova/evento de 24 Horas da C1 Eurocup:

Têm de ser realizadas 15 (quinze) paragens obrigatórias nas boxes durante a corrida.

Têm de ser feitas 5 (cinco) paragens obrigatórias com o tempo de loop a loop de 360 (trezentos e sessenta) segundos e 10 (dez) paragens obrigatórias com o tempo de loop a loop de 120 (cento e vinte) segundos.

Todos os condutores têm de conduzir um mínimo total de 60 (sessenta) minutos e não podem conduzir mais do que 95 (noventa e cinco) minutos seguidos.

Não existem janelas de entrada nas boxes obrigatórias para as paragens.

O condutor tem de sair da viatura pela porta do condutor, podendo o motor ficar em funcionamento, exceto durante o reabastecimento.

 

Penalizações

Para as seguintes operações aplicam-se as correspondentes penalizações:

Reparação de carroçaria e substituição de órgãos mecânicos feito fora da garagem

Mais do que 4 (quatro) assistentes a trabalharem na viatura

Exceder o limite de velocidade no pit lane quer em treinos como em corrida

Recuar no pit lane utilizando os seus próprios meios

Efetuar o abastecimento com o motor em funcionamento

Efetuar outras operações durante o abastecimento

Não cumprimento do estipulado em relação ao vestuário obrigatório para o abastecimento

Incumprimento dos tempos de condução

Falta de peso do condutor

Penalizações:

1a ocorrência: Stop & Go de 60 (sessenta segundos)

2a ocorrência: Stop & Go de 360 (trezentos e sessenta segundos)

3a ocorrência: Desqualificação da prova/evento

21.2 – Para as seguintes operações aplicam-se as correspondentes penalizações:

Incumprimento dos tempos de paragem obrigatória (loop a loop).

21.2.2 – Penalização:

Stop & Go com a duração do tempo não cumprido + 1 minuto.

Exemplo: Se um condutor fizer uma paragem de 4:30 minutos em vez de 5:00 minutos terá um Stop & Go de 30 segundos + 1 minuto.

21.3 – As infrações cometidas nos treinos cronometrados levarão à anulação dos tempos de treinos cronometrados – que se considerem necessários – ou à perda de posições na grelha de partida.

 

Contactos organização

Todas as informações referentes à prova (inscrições, regulamentos, horários): André Duarte (+351 912 367 949)

Encomendas de material/peças e cauções combustível: João Garrido (+351 968 622 762)

 

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Obrigado a todos pela presença!

 

Equipa Motor Sponsor

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